Ouvir significa perceber a existência de um som, enquanto que escutar significa ter atenção ao som e atribuir à ele um significado. Para ouvir não necessitamos de esforço algum, é só o som chegar até nós que já estamos ouvindo. E para escutar, exige algum esforço?
Não basta escutar para entender, o maior desafio é escutar para compreender!
Parece incrível, mas entender é bem diferente de compreender.
Eu posso escutar e entender que alguém está angustiado, mas não compreender os motivos da angústia.
E para compreender, o que é preciso?
O primeiro passo é, a meu ver, sentir o verdadeiro desejo de querer compreender o outro, sem interrupções. Além disso, ser capaz de “desengravidar” as palavras. Por exemplo, se alguém diz que “fulano” é inteligente, para compreendê-lo, devo perguntar o que aquela pessoa faz que demostre sua inteligência. Com isso, compreendo porque o “fulano” é inteligente.
Vivemos um momento de crise no Brasil, mas, pior que esta é viver em crise por não se sentir considerado. Não é verdade?
Quando nos sentimos compreendidos e considerados, produzimos mais e melhor. A criatividade aparece naturalmente.
Mas, o que eu preciso fazer para considerar as pessoas?
Eu penso que primeiro preciso gostar de gente, ser humilde, sereno e valorizar as pessoas, especialmente, saber escutar.
Saber escutar leva tempo, prática e paciência. É uma arte que mantém vivos, o respeito, a afeição, a amizade, o sentimento de confiança que o outro deposita em nós.
“Falar é uma necessidade e escutar é uma arte”
Se você se identificou com este artigo, o que você pode fazer para se sentir considerado e valorizado?
Vamos refletir?
Fernando Sarmento
Personal & Professional Coach